Existe um grupo de pessoas que vive no leste da Ásia do Sudeste, cujo nome significa “povo do vale do sol”. Os ketning são conhecidos por praticar canibalismo, exercício de magia negra, participação em assassinatos por vingança, venerando antepassados e participando de animismo, que é uma crença de que tudo possui alma: pessoas, plantas, animais e até mesmo fenômenos da natureza como chuva, trovão, vento.
No entanto, existem mais de 15 mil ketning que têm uma notável história de transformação pelo Evangelho.
Os primeiros esforços entre os evangélicos começaram em Ketengban em meados dos anos 70. O povo recebeu o primeiro Novo Testamento em 1983. Hoje, cerca de 75% são cristãos, porque a Palavra de Deus tornou-se acessível a eles. Agora, diminuíram muito as práticas animistas e outras formas de sincretismo na comunidade.
Mas, tornou-se cada vez mais evidente que esses novos cristãos precisam do Antigo Testamento para compreender o contexto do Novo Testamento e se aprofundar no estudo da Palavra de Deus. Em 2008, os pastores começaram a pedir ajuda na tradução de trechos mais importantes do Velho Testamento e surgiram parcerias com ministérios.
Como resultado, a equipe completou as partes finais de diversos livros do Velho Testamento, e espera concluir todo o projeto em 2013. Eles também fizeram grandes avanços no culto e terminaram recentemente a tradução dos hinos no idioma ketning.
Fonte: CPAD News / Gospel Prime