• domingo, 26 de setembro de 2010

    Somália, um país que demonstra fortes violações à liberdade religiosa

    SOMÁLIA - Há pouco tempo a revista The Economist publicou uma matéria tratando sobre a gravidade da perseguição religiosa na Somália, analisando suas razões e indicativos. Leia o texto na íntegra: Onde é o pior lugar do mundo para ser cristão? Talvez a Coreia do Norte? Arábia Saudita? Tente a Somália. Estima-se que existam menos de mil cristãos em uma população de 8 milhões de pessoas, com um pouco mais de mil no exílio. A milícia islâmica Shabab, que controla a maior parte do sul da Somália, está decidida a persegui-los. Cristãos frequentam as mesquitas às sextas-feiras, para não levantar suspeitas.

    Bíblias são escondidas. Não há reuniões públicas, igrejas católicas e cemitérios foram destruídos. As últimas freiras da capital foram "caçadas" em 2007.  No ano anterior, uma enfermeira idosa que trabalhava em um hospital foi assassinada. Os únicos cristãos que restaram são somalis nativos.

    Prender e matar os cristãos é uma propaganda útil para o Shabab, e também para ensinar seus militantes e homens-bomba que a América, Inglaterra, Itália, juntamente com a Etiópia e o Quênia, todos são "expedicionários" tentando converter os somalis ao cristianismo, e que a ONU se esconde atrás deles de forma abominável.

    O governo inconstante dirigido pelo Sheikh Sharif Ahmed, cuja lei é muito fraca no território que não é dominado pelo Shabab, não responde por qualquer cidadão que for pego com uma Bíblia. Apesar de professar moderação, ele defende uma versão da sharia (lei islâmica) segundo a qual todos os cidadãos da Somália nascem muçulmanos e qualquer um que se converte a outra religião é culpado de apostasia, crime punível de morte.

    Todos os meses, muitos somalis são mortos por serem cristãos. Às vezes, essa é somente uma desculpa para os jihadistas perseguirem as pessoas suspeitas de trabalhar para a Inteligência etíope. Mas muitos são simples cristãos. De acordo com fontes somalis e grupos cristãos estrangeiros que monitoram a Somália, inúmeros membros de igrejas clandestinas foram mortos recentemente. A maioria era menonita (pertencente à seita protestante do cristianismo que prega vida simples e se nega ao batismo), evangelizados por missionários no rio Juba, sul da Somália.

    Entre eles, uma mulher de 46 anos que foi baleada depois que encontraram uma Bíblia em sua cabana; um senhor de 69 anos foi morto próximo a um porto em Mogadishu depois que militantes do Shabab encontraram 25 Bíblias somalis em sua bolsa; dois meninos, de 11 e 12 anos, foram decapitados pelo Shabab depois que seu pai se recusou a divulgar informações sobre uma igreja clandestina. Centenas de somalis foram mortos por serem cristãos desde que o Shabab surgiu em 2005.

    Tais atrocidades - e relatos de que o Alcorão era lido para as vítimas, mesmo no momento da decapitação - estão perturbando os cristãos evangélicos em todo o mundo. O governo de Ahmed precisa de dinheiro para se sustentar. Mas se ele falhar em sugerir que os cristãos devem ser tolerados, vai perceber que o Congresso norte-americano estará cada vez mais relutante em ajudá-lo.

    Fonte: Missão Portas Abertas

    Em Cristo; Aparecido Lopes

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Termo de Responsabilidade

     

    virtude cristã © 2008. Thanks to Blogger Templates | Template Design By: SkinCorner