• sábado, 24 de dezembro de 2011

    DOCUMENTÁRIO: "A PAIXÃO DOS SANTOS"

    a paixao dos santos - martires0

    Apesar de um ter um nítido víes católico romano, o documentário a seguir, exibido no Discovery Channel, traça uma história que faz ressurgir uma tradição de perseguição, martírio, mas ao mesmo tempo gloriosa: os santos cristãos que foram persguidos e mortos por sua fé. A palavra "santo" provém de duas palavras no hebraico e grego, cuja idéia é de "separação", "pureza moral". É assim que o apóstolo Pedro identifica TODA a Igreja (e não apenas uma porção ou "clero"): "Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação SANTA, povo de propriedade exclusiva, a fim de anunciardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (2 Pe. 2:9). Este texto, por sua vez, alude às palavras de Moisés a TODA a nação de Israel, como promulgadas em Êxodo 19. Desta forma, conforme o ensino neotestamentário, a Igreja de Cristo Jesus - ou seja, a comunidade de TODOS os membros, de TODOS os santos - é o chamado "povo de Deus" ou genuinamente "cristãos", como foram chamados pela primeira vez os discípulos de Jesus na cidade de Antioquia, na Síria, nos dias dos apóstolos (conforme nos diz o livro de Atos dos Apóstolos).

    A "canonização" não é uma prática bíblica, sendo exclusiva da ICAR. Os cristão são chamados, sim, a lembrarem da memória dos mártires, dos homens e mulheres de Deus que têm sido levantados por todo o mundo, mas nunca à veneração dos santos, posto que esta é uma prática exclusivamente destinada ao próprio Deus. É bem verdade que, no início do período de institucionalização da Igreja, no século IV d. C., houve mudanças significativas em relação à Igreja. O Cristianismo passa - através de édito - à religião oficial do Império Romano e, posteriormente, cria-se a Igreja Católica Apostólica Romana, por decisão do imperador Teodósio. É neste século que estabelece-se, também, o cânon das Escrituras; estas sim existindo como padrão normativo aos cristãos daqueles dias e posteriores. Foi esta a marca dos primeiros cristãos e da Reforma Protestante do século XVI. Não é à toa que um dos gritos de Lutero foi "Sola Escriptura" ("Só a Escritura"), não um "avanço", mas na verdade um retorno aos padrões da normatividade da Igreja seus primeiros séculos.

    O documentário a seguir é rico, portanto, em informações históricas e para nos mostrar que os cristãos venceram as crudelíssimas perseguições dos três primeiros séculos de sua existência, pelos romanos, com graça, fé, perseverança e amor incondicional à mensagem de esperança e salvação de Cristo Jesus! Bom filme a todos!




    Parte 1


    Parte 2


    Parte 3


    Parte 4

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Termo de Responsabilidade

     

    virtude cristã © 2008. Thanks to Blogger Templates | Template Design By: SkinCorner