• quarta-feira, 26 de maio de 2010

    Estamos vivendo nos últimos dias?

    Pessoas 
num restaurante assistindo a uma calamidade na Televisão


    ÚLTIMOS DIAS
    DO QUÊ?

    UMA placa na vitrine de uma loja diz: “Últimos dias”. A mensagem é óbvia. Significa que uma liquidação está quase acabando ou que a loja vai fechar. Mas e se alguém disser que “estamos vivendo nos últimos dias”? O que isso significa?
    As expressões “últimos dias” e “tempo do fim” são usadas há séculos. (2 Timóteo 3:1; Daniel 12:4) Mais de 2.500 anos atrás, o profeta Daniel recebeu visões de potências mundiais e dos conflitos que aconteceriam entre elas até o “tempo do fim”. Foi dito a ele que o significado dessas visões seria esclarecido nesse período. (Daniel 8:17, 19; 11:35, 40; 12:9) Daniel também escreveu: “Nos dias daqueles reis o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será arruinado. E o próprio reino não passará a qualquer outro povo. Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos.” — Daniel 2:44.
    Ao responder à pergunta sobre “o sinal da [sua] presença e da terminação do sistema”, Jesus Cristo falou sobre “o fim”. (Mateus 24:3-42) Parece que tanto Daniel como Jesus se referiam a um término — uma mudança dramática que afetaria todas as pessoas que já viveram em nosso planeta. Daniel escreveu sobre o fim de todos os governos humanos. Jesus falou sobre “a terminação do sistema”.
    Devemos nos preocupar com isso? É claro que sim. Todos os humanos deveriam se preocupar, pois todos estão envolvidos. Mesmo assim, muitas pessoas tratam esse assunto com indiferença. A Bíblia predisse: “Nos últimos dias virão ridicularizadores com os seus escárnios, procedendo segundo os seus próprios desejos e dizendo: ‘Onde está essa prometida presença dele? Ora, desde o dia em que os nossos antepassados adormeceram na morte, todas as coisas estão continuando exatamente como desde o princípio da criação.’” (2 Pedro 3:3, 4) De fato, algumas pessoas hoje acham que a História vem se repetindo e que a vida como a conhecemos continuará assim para sempre.
    Há alguma evidência de que nós realmente estamos vivendo no que a Bíblia chama de últimos dias? Vejamos.
    “EM POUCO mais de 1 bilhão de anos, calculamos que a Terra se tornará um deserto crestado, estéril e totalmente seco. É difícil imaginar como a vida multicelular sobreviveria”, disse um número recente da revista Sky & Telescope. Por quê? “O Sol ficará cada vez mais brilhante e quente, fervendo os mares e assando os continentes”, disse a revista Astronomy, que acrescentou: “Esse cenário desastroso é mais do que uma verdade inconveniente — é nosso destino inevitável.”
    Mas a Bíblia declara: “[Deus] fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.” (Salmo 104:5) Com certeza, o Criador da Terra também pode sustentar a existência dela. Na realidade, ele “a formou . . . para ser habitada”. (Isaías 45:18) Mas não para ser habitada por humanos perversos, sujeitos à morte. Deus fixou um tempo para a restauração de seu domínio por meio do Reino mencionado em Daniel 2:44.
    Jesus pregou o Reino de Deus. Ele falou de um tempo em que as nações e os povos seriam julgados. Avisou que haveria uma tribulação maior do que qualquer outra que já tivesse ocorrido. E deu um sinal composto para indicar quando o mundo como o conhecemos estaria chegando ao fim. — Mateus 9:35; Marcos 13:19; Lucas 21:7-11; João 12:31.
    Sir Isaac
 Newton
    Sir Isaac Newton
    O fato de uma pessoa tão importante como Jesus falar sobre acontecimentos assim tem estimulado a imaginação de muitas pessoas. Quando essas coisas ocorreriam? Por meio do estudo das profecias e da cronologia bíblica, alguns tentaram determinar precisamente quando viria o fim. Um que pesquisou esse assunto foi Sir Isaac Newton, matemático do século 17, que descobriu a lei da gravitação universal e inventou o cálculo infinitesimal.
    Jesus disse que só Deus sabe ‘aquele dia e aquela hora’
    Jesus disse a seus discípulos: “Não vos cabe obter conhecimento dos tempos ou das épocas que o Pai tem colocado sob a sua própria jurisdição.” (Atos 1:7) Além disso, ao dar “o sinal da [sua] presença e da terminação do sistema”, Jesus disse: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:3, 36) Daí, depois de comparar a destruição do mundo perverso da humanidade, que ocorreu nos dias de Noé, com a que haveria durante “a presença do Filho do homem”, Jesus disse: “Mantende-vos vigilantes, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.” — Mateus 24:39, 42.
    Assim, embora o momento exato do fim deste “sistema” não tenha sido revelado a nós, “o sinal” que Jesus deu nos ajuda a identificar o período que a Bíblia chama de “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1) É uma época para ‘manter-se desperto’ a fim de que ‘sejamos bem-sucedidos em escapar de todas estas coisas que estão destinadas a ocorrer’. — Lucas 21:36.
    Antes de dar o sinal propriamente dito, Jesus alertou: “Acautelai-vos de que ninguém vos desencaminhe; porque muitos virão à base do meu nome, dizendo: ‘Sou eu’, e: ‘Aproximou-se o tempo devido.’ Não vades após eles. Além disso, quando ouvirdes falar de guerras e desordens, não fiqueis apavorados. Porque estas coisas têm de ocorrer primeiro, mas o fim não ocorre imediatamente.” — Lucas 21:8, 9.
    Qual é o sinal?
    Jesus disse como poderíamos identificar os últimos dias: “Nação se levantará contra nação e reino contra reino; e haverá grandes terremotos, e, num lugar após outro, pestilências e escassez de víveres; e haverá vistas aterrorizantes e grandes sinais do céu.” (Lucas 21:10, 11) Jesus também disse: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” (Mateus 24:14) Os acontecimentos mencionados por Jesus — guerras, terremotos, epidemias, falta de alimentos — não seriam novidade. Eles têm acontecido desde o início da história humana. A diferença é que todos eles ocorreriam no mesmo período.

    Pergunte-se: ‘Em que época todas as coisas mencionadas nos Evangelhos aconteceram ao mesmo tempo?’ Desde 1914, os humanos têm visto guerras mundiais devastadoras; grandes terremotos com trágicas conseqüências, como tsunamis; epidemias de doenças mortíferas, como a malária, a gripe e a aids; milhões se definhando e morrendo por falta de alimentos; pessoas no mundo inteiro com medo por causa das ameaças do terrorismo e das armas de destruição em massa; e a pregação das boas novas do Reino celestial de Deus feita no mundo todo pelos Cristão. Tudo isso tem ocorrido exatamente como Jesus predisse.’
    Além disso, pense no que o apóstolo Paulo escreveu: “Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder.” (2 Timóteo 3:1-5) De fato, ficaria evidente que a Terra inteira estaria passando por “tempos críticos” marcados pelo aumento do crime, pela falta de respeito a Deus, pela crueldade e por uma atitude agressiva e egoísta.*
    Mas será que os “últimos dias” que antecedem o fim poderiam estar ainda no futuro? Existem outras evidências que indicam quando eles começariam?
    Quando começaria “o tempo do fim”?
    Depois que o profeta Daniel recebeu uma visão do que aconteceria num futuro distante, ele foi informado: “Durante esse tempo [o “tempo do fim” mencionado em Daniel 11:40] pôr-se-á de pé Miguel [Jesus Cristo], o grande príncipe que está de pé a favor dos filhos de teu povo.” (Daniel 12:1) O que Miguel faria?
    O livro de Revelação (Apocalipse) fala do tempo em que Miguel estaria atuando como Rei: “Irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam com o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam, mas ele não prevaleceu, nem se achou mais lugar para eles no céu. Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada; ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele. Por esta razão, regozijai-vos, ó céus, e vós os que neles residis! Ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período.” — Revelação 12:7-9, 12.
    A cronologia bíblica indica que essa batalha, em que Satanás e seus demônios seriam expulsos do céu, resultaria em grande aflição para a Terra. Isso porque o Diabo ficaria furioso em saber que seu domínio sobre a Terra estaria com os dias contados. Sua raiva aumentaria durante os últimos dias até sua completa derrota na guerra do Armagedom. — Revelação 16:14, 16; 19:11, 15; 20:1-3.
    Depois de mencionar o resultado daquela batalha celestial, o apóstolo João declarou: “Ouvi uma voz alta no céu dizer: ‘Agora se realizou a salvação, e o poder, e o reino de nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, porque foi lançado para baixo o acusador dos nossos irmãos, o qual os acusa dia e noite perante o nosso Deus!’” (Revelação 12:10) Você percebeu que esse versículo anuncia o estabelecimento do Reino celestial sob o domínio de Cristo? De fato, isso aconteceu em 1914. Mas, de acordo com Salmo 110:2, Jesus reinaria “no meio dos [seus] inimigos” até que o governo do Reino dominasse toda a Terra, como já faz no céu. — Mateus 6:10.
    É interessante que o anjo que anunciou acontecimentos futuros ao profeta Daniel também disse: “Quanto a ti, ó Daniel, guarda em segredo as palavras e sela o livro até o tempo do fim. Muitos o percorrerão, e o verdadeiro conhecimento se tornará abundante.” (Daniel 12:4) Essa é mais uma evidência de que estamos no “tempo do fim”. O conhecimento do significado dessas profecias já foi esclarecido e tem sido proclamado no mundo todo.
    Quando os “últimos dias” chegarão ao fim?
    A Bíblia não diz qual será a duração exata dos últimos dias. Mas uma coisa é certa: a situação da Terra vai piorar à medida que o tempo de Satanás estiver se esgotando. O apóstolo Paulo alertou que “os homens iníquos e os impostores passarão de mal a pior, desencaminhando e sendo desencaminhados”. (2 Timóteo 3:13) E ao falar sobre coisas que ainda vão acontecer, Jesus declarou: “Estes dias serão dias de tribulação tal como nunca ocorreu desde o princípio da criação, que Deus criou, até esse tempo, nem ocorrerá de novo. De fato, se Deus não tivesse abreviado os dias, nenhuma carne se salvaria. Mas, por causa dos escolhidos, que ele escolheu, abreviou os dias.” — Marcos 13:19, 20.
    Algumas das coisas que ainda vão acontecer são a “grande tribulação”, que inclui a guerra do Armagedom, e o aprisionamento de Satanás e seus demônios, para que eles não possam mais afetar a Terra. (Mateus 24:21) “Deus, que não pode mentir”, nos garantiu que essas coisas vão ocorrer. (Tito 1:2) O Armagedom e a prisão de Satanás no abismo serão o resultado da intervenção divina.
    O apóstolo Paulo foi inspirado a nos dizer exatamente o que aconteceria antes da destruição que Deus trará em breve. Com relação “aos tempos e às épocas”, ele escreveu: “O dia do Senhor vem exatamente como ladrão, de noite. Quando estiverem dizendo: ‘Paz e segurança!’ então lhes há de sobrevir instantaneamente a repentina destruição, assim como as dores de aflição vêm sobre a mulher grávida, e de modo algum escaparão.” (1 Tessalonicenses 5:1-3) A Bíblia não revela a causa do falso clamor de “paz e segurança”. Só o tempo dirá como vai ser esse clamor, mas ele não impedirá que Deus traga o dia do julgamento.
    Se estamos convencidos de que essas profecias são verdadeiras, o conhecimento dos fatos deve nos motivar a agir. De que maneira? Pedro responde: “Visto que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que sorte de pessoas deveis ser em atos santos de conduta e em ações de devoção piedosa, aguardando e tendo bem em mente a presença do dia do Senhor!” (2 Pedro 3:11, 12)
    Em Cristo Aparecido Lopes

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Termo de Responsabilidade

     

    virtude cristã © 2008. Thanks to Blogger Templates | Template Design By: SkinCorner