• sexta-feira, 21 de maio de 2010

    A Vinha do Senhor:O Que Se Espera Dela?

    vinha%2520%2B%2520capela A Vinha do Senhor:O Que Se Espera Dela?“Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo.
    E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou- a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas.
    Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
    Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?
    Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, e será devorada; derrubarei a sua parede, e sera pisada;
    e a tornarei em deserto; não será podada nem cavada, mas crescerão nela sarças e espinheiro; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
    Pois a vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercessem juízo, mas eis aqui derramamento de sangue; justiça, e eis aqui clamor.”
    (Isaías 5:1-7)

    Este texto bíblico nos fala sobre a parábola da vinha, que simbolizava o povo de Deus (a nação de Israel).

    Nas palavras do profeta vemos a decepção do Senhor Deus em relação a um povo que, mesmo depois de ter recebido todo o cuidado da parte Dele, não conseguiu produzir bons frutos.

    Analisando atentamente a parábola, vemos como o Senhor cuida dos Seus.

    Vejamos como Ele estabeleceu a Sua vinha:

    1-a vinha estava em um outeiro(terra firme);

    2-esta terra era fertilíssima(muito produtiva);

    3-estava cercada(protegida);

    4-limpa das pedras(impedimentos e sujeira);

    5-plantada com excelentes vides(ramos escolhidos);

    6-fez uma torre no meio dela(vigilância);

    7-construiu nela um lagar(local onde se pisa as uvas para extrair o produto)

    Que Deus maravilhoso! Como um agricultor cuida atentamente da sua plantação, Ele teve todos os cuidados necessários para que aquela vinha produzisse os melhores frutos.

    Muitos até podem dizer: mas Deus acabou destruindo a vinha…

    Sim Ele a destruiu, mas somente depois que o povo rebelde recusou todo o amor e cuidado que lhe fora dado.

    O Senhor Jesus ao proferir a “parábola dos lavradores maus” também faz uma comparação que nos remete à descrita por Isaías:

    “Ouvi, ainda, outra parábola: Houve um homem, pai de família, que plantou uma vinha, e circundou-a de um valado, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se para longe.
    E, chegando o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos.
    E os lavradores, apoderando-se dos servos, feriram um, mataram outro, e apedrejaram outro. Depois enviou outros servos, em maior número do que os primeiros; e eles fizeram-lhes o mesmo.
    E, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho.
    Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança.
    E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha, e o mataram.
    Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores?

    Dizem-lhe eles: Dará afrontosa morte aos maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe dêem os frutos.
    Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.” (Mateus 21:33-41,43)

    Esta parábola nos mostra a rejeição ao Messias pelo mesmo povo de Israel.

    E nos possibilita também uma comparação sobre a Igreja de Cristo nos dias de hoje.

    Afinal, foi Ele que nos escolheu e nos plantou em Sua Casa:

    “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça;” (João 15:16a)

    E nos limpou de todo mal, nos abençoando, cuidando a cada dia e espera que produzamos bons frutos. Frutos de justiça, ética, retidão, moral, paz, bondade e amor. Frutos do Espírito, que possam ser “consumidos” e que “alimentem” as pessoas que ainda não fazem parte da Sua vinha.

    Que possamos valorizar todo “investimento” feito por Ele em nós, para que possamos agradá-lo produzindo os melhores frutos para edificação do Seu Reino na terra.

    Afinal, na vinha do Senhor (Sua Igreja) há toda condição necessária para isso.

    Produziremos bons frutos ou faremos como o povo rebelde de Israel?

     

    Créditos a: http://despertaigreja.com

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Termo de Responsabilidade

     

    virtude cristã © 2008. Thanks to Blogger Templates | Template Design By: SkinCorner