• domingo, 11 de outubro de 2015

    Guardai os Mandamentos

    jovem rico 1A Lei de Deus — é a estrela guia que indica o caminho do Reino do céu para o peregrino. A importância da Lei de Deus não diminui através dos séculos. Pelo contrário, quanto mais a vida se complica com as opiniões humanas contraditórias sobre o que é certo ou errado, mais o homem necessita da orientação clara e não ambígua dos Mandamentos de Deus.
     
    Certo de que tinha feito tudo certo um jovem príncipe dirigiu-se a Jesus e perguntou:
     
    “Bom Mestres, que hei de fazer para herdar a vida eterna?” Lucas 18:18.
     
     
    Resposta de Jesus: “E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
     
    Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mateus 19:17-20.



    Nota: “Cristo foi atraído para esse jovem. Sabia ser ele sincero na sua declaração: “Tudo isso guardei desde a minha mocidade.´” DTN 519.
     
     
    “A sua compreensão da lei era externa e superficial. Julgado segundo o padrão humano, preservara o carácter irrepreensível. Em grande parte a sua vida exterior fora isenta de culpa; acreditara realmente que a sua obediência fora sem falha. Contudo tinha um receio íntimo de que nem tudo estava direito entre o seu coração e Deus. isso originou a pergunta: ´Que me falta ainda?” PJ, 391.
     
    Resposta de Jesus: “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” Mateus 19:21,22.
     
     “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” Provérbios 14:12.

    Nota: “Cristo leu no coração do príncipe. Uma só coisa lhe faltava, mas essa era um princípio vital. Carecia do amor de Deus na alma. Essa falta, a menos que fosse suprida, demonstrar-se-ia fatal para ele; toda a sua natureza se corromperia.” DTN 519.
     
     
    A Lei de Deus — é a luz que instrui o raciocínio e o coração das pessoas sensíveis. Era assim que as pessoas olhavam para os mandamentos de Deus, sedentas em encontrar um sentido maior em suas vidas: "Tua Lei — meu consolo... Eu me deleito em Vossa Lei! Durante o dia todo eu a medito... Mais sábio que meus inimigos me fizeram os Teus Mandamentos... Grande paz tem aqueles que amam Tua Lei. Não há nada que os perturbe," — escreviam os antigos poetas-virtuosos — rei Davi e outros (Sal. 118:1, 78, 97-98, 165).
     
     
    Texto bíblico: “Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” 1ª João 3:17, 18.
     
    Texto bíblico: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1ª Coríntios 13:4-7.
     
     
    Nota: “O amor não somente tolera as faltas dos outros, mas submete-se alegremente a qualquer sofrimento ou incómodo que essa clemência torne necessário.” 5T 169
     
     
    Reflexão: Ao compartilhar estas coisas, as pessoas frequentemente diziam: “Mas somos apenas humanos, como podemos ter este tipo de amor?” Se apenas somos humanos, não somos cristãos. Os cristãos participam da natureza divina. Têm Cristo neles, a esperança da glória. Estão cheios da glória do Espírito Santo e têm o amor de Deus que controla.
     
    Eu também pensava que estava a guardar os mandamentos, mas o amor de Deus não me controlava. Ao disciplinar o meu filho, era frequentemente impaciente, irritava-me, e de seguida era fácil culpá-lo pela minha carência. Ressentia-me com a minha mulher e insistia em fazer as coisas à minha maneira quando ela era áspera ou egoísta. O amor de Deus não me controlava.
     
     
    Nota: “Muitos estão a enganar-se a si mesmos; pois o princípio do amor não lhes habita no coração.” FFD 49.
     
     
    Texto bíblico: “AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” 1ª Cor. 13:1-3.
     
    Nota: “Podemos ser activos, podemos executar muito trabalho; mas ssem o amor, amor como o que há no coração de Cristo jamais podemos ser contados na família celestial.” PJ 158.
     
    “O amor é o fundamento da piedade. Qualquer que seja a fé, ninguém tem verdadeiro amor a Deus se não manifestar o amor desinteressado pelo seu irmão. Mas nunca poderemos possuir esse espírito apenas tentando amar os outros. O que é necessário é o amor de Cristo no coração. Quando o eu está imerso em Cristo, o amor brota espontaneamente.” PJ 384.
     
     
    Conclusão: “O amor de Deus está derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:5

     

    curta no facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Termo de Responsabilidade

     

    virtude cristã © 2008. Thanks to Blogger Templates | Template Design By: SkinCorner